Siga no Instagram

Idiomas

Cidade

Primeira vila, bispado e capital de Minas Gerais, Mariana é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil, sendo a primeira e única cidade do período colonial com traçado urbanístico projetado. Juntamente com Ouro Preto, ela é dona de um dos mais belos conjuntos arquitetônicos representativos do barroco de Minas Gerais. Seu charme é inigualável.Com ruas em paralelepípedo e seus monumentos históricos, ruas e praças bem preservados, realçam um forte legado cultural, manifestado nas artes e tradições.

Principais pontos turísticos

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

É desconhecida a história da capela de Nossa Senhora do Rosário, localizada em Santa Rita Durão, distrito de Mariana, a 40 km da sede urbana. Tudo indica, a julgar por seu sistema construtivo, que seja da primeira metade do século XVIII. Para Germain Bazin, entretanto, a construção do monumento data possivelmente da segunda metade do século XVIII, conservando as características do estilo sóbrio de 1720.
A capela de Nossa Senhora do Rosário possui estrutura independente de madeira, com vedação em adobe e pau-a-pique, o que a aproxima bastante da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Sabará.

Capela de Nossa senhora dos anjos

Coube à Arquiconfraria do Cordão de São Francisco, fundada em 1760, a construção da primitiva capela, provavelmente transformada em capela-mor do templo definitivo, cuja construção se deu a partir de 1784, data em que a Arquiconfraria foi constituída formalmente. A inexistência de documentação no arquivo da Igreja relativa à sua época de construção, impossibilita o devido esclarecimento sobre os artistas que ali trabalharam, bem como as etapas de evolução e conclusão das obras. Pode-se, todavia, a partir de estudos comparativos, suspeitar da participação dos artistas Romão de Abreu, José Antônio de Brito e Manuel da Costa Athaíde nos trabalhos da igreja.

Praça Minas Gerais​

A Praça Minas Gerais localiza-se no centro do município de Mariana e faz parte do patrimônio cultural do estado de Minas Gerais. É cercada por importantes monumentos históricos do período colonial, fez parte da rota do ouro e é um importante ponto turístico do município.Localizada no cruzamento das ruas Dom Silvério e São Francisco, ocupa um dos terrenos mais elevados do município. É rodeada pelo conjunto arquitetônico formado pela Casa da Câmara e Cadeia, Igreja São Francisco Assis e a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Basílica de São Pedro dos Clérigos

A Igreja São Pedro dos Clérigos remonta ao período colonial do Brasil. Foi construída pela Irmandade de São Pedro dos Clérigos, composta de padres seculares. O templo foi fundado em 1731, sob os auspícios do bispo Dom Manuel da Cruz, e segundo Cláudia Damasceno Fonseca a ereção do edifício foi encarregada ao construtor português José Pereira dos Santos com a colaboração de Manuel Francisco de Araújo, mas as obras só começaram em 1753 com a preparação do terreno, e avançaram com muita lentidão, com ciclos de atividade e paralisação, prolongando-se até o século XIX e jamais sendo concluída, sendo abandonada em torno de 1820 sem que as torres tivessem sido erguidas.

Praça Gomes Freire

Ponto de encontro de marianenses e turistas, a Praça Gomes Freire revela importantes aspectos históricos e culturais da primeira capital mineira. Para relembrar os marcos do Jardim, como é conhecida pela população de Mariana (MG), e contribuir com a preservação do patrimônio cultural, a Fundação Renova disponibiliza uma série de seis vídeos educativos sobre o local. O primeiro episódio apresenta a história da praça no século XVII, entre os anos de 1711 e 1745, quando o espaço abrigava os cavalos de pessoas que se preparavam para sair ou entrar na Vila do Carmo, antiga Mariana, e já era considerado um espaço de lazer entre os moradores.

Olá, como podemos te ajudar?